Festival Lusofoni na Suécia
Olá meus amores e amoras,
Estou aqui para contar um pouco de como foi maravilhoso participar do LUSOFONI em Estocolmo na Suécia.

Fui a primeira narradora convidada para esta iniciativa e, ainda por cima, tive a honra de poder contar em português!!!! Sim, a ideia belíssima do festival é homenagear a língua-mãe dos países lusófonos para que o público sinta a sonoridade do idioma. Entretanto, diferente da música, para algumas atividades como os contos, era preciso que compreendessem o conteúdo e eu tive a brilhante tradução para o sueco feita pela Gabriella Teixeira.
Foi incrível!
Mas o mais incrível foi ter tido professores suecos que conheciam meu trabalho e que fizeram questão de ir me assistir!!!! Fiquei realmente sem palavras...
Essa foi a 1º edição do LUSOFONI e decorreu inserido no Kultur Festival, um mega evento com vários palcos temáticos. Foi mágico!
Nesta edição, comemoraram os 50 anos da chegada do Homem à Lua e tinham várias atividades para adultos e crianças, uma instalação com os planetas, uma réplica da Apollo 11, exposição sobre a participação sueca nas missões espaciais e um pouco da história deste grande feito. Achei a iniciativa genial pois as crianças e adultos puderam saber mais detalhes sobre essa história que foi de facto " “um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade”.

Logo que cheguei não resisti em tirar uma fotografia no painel em homenagem a autora infantil mais famosa sueca: Astrid Lindgren.
Tive a honra de partilhar o tempo com a Joana Castanheira- fadista de mão cheia e de um talento enorme. Que voz! Conheci também os músicos Sandro Costa e o Carlos Manuel Proença que a acompanharam na programação do festival. Rimos bastante com algumas aventuras em terras nórdicas.... Adorei conhecê-los e passear um bocadinho no pouco tempo que tivemos livre.
Essas experiências enriquecem muito! Enchem a alma e nos dão a conhecer outras realidades, pessoas e culturas.Isso também alimenta o meu trabalho como narradora e escritora.
Nos passeios que fiz pelas ruas e nas lojas, pude conhecer mais sobre os contos e lendas suecas e trouxe alguns livros que consegui comprar.
Brevemente na minha rubrica semanal «Um Livro por Semana» farei uma resenha deles, primeiro preciso ler! :)

Bem... agora continuo as férias...eu preciso! Este tempo serve para leitura, preparação de novas histórias (sim, não consigo ficar sem ler e criar) me divirto pensando novas possibilidades mas também descanso, não faço nada, ouço muita música, inspiro-me em muitas coisas, observo, danço, divirto-me...durmo...saio por ai sem ter horário... é bom ter esse sossego...estar mais com os amigos ...mas também estar no ócio criativo.
Foram muitas sessões neste ano letivo e fico muito feliz por isso! Que o próximo ano letivo- que logo chega- seja tão bom ou melhor do que foi esse!
Que eu possa contar mais histórias, visitar escolas, bibliotecas, centros culturais, teatros, festivais e levar a minha arte e meus contos para as pessoas...O sorriso e a alegria que vejo nos olhos do público me alimenta e me faz querer sempre fazer mais e melhor! Amo demais o que faço e ser narradora de histórias ( sejam elas contadas oralmente ou escritas) é minha maneira de ser tudo na vida!
E não se esqueçam de consultar a minha agenda e inscreverem-se nos cursos...todos já estão com inscrições a decorrer!
Beijocas e um abraço de contos,
Clara Haddad
#clarahaddadstoryteller,#escritoraclarahaddad #festivalnaSuécia,#LUSOFONI #férias,#leitura,#livros